Fone/Whatsapp: +55 51 99948-1920

GT - ANPEPP / EnTCC

Conheça o GT – ANPEPP / EnTCC

GT - ANPEPP

Conheça o Grupo de Trabalho (GT) - ANPEPP

As teorias e intervenções que compõem as abordagens cognitivas e contextuais são tradicionalmente baseadas em evidências. Entretanto, apesar da robusta produção científica e do crescente interesse que despertam, as Terapias Cognitivas e Contextuais ainda têm modesta participação nos currículos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia no Brasil. Neste sentido, fomentado por um grupo de orientadores de Pós-Graduação, foi realizado durante o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC) de 2013 o I Encontro dos Doutores da FBTC, onde foram identificados os possíveis interessados e elegíveis para a formação do primeiro Grupo de Trabalho (GT) de Terapias Cognitivas e Contextuais para o Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) de 2014.

A proposta para o GT nasceu da interlocução acerca da teoria, prática e pesquisa em terapias cognitivas e contextuais dos membros doutores da FBTC. O GT busca promover uma maior inserção dos pesquisadores em Terapias Cognitivas e Contextuais junto a entidades representativas, fomentando sua integração e potencializando os esforços dos grupos de pesquisa já existentes. O GT foi proposto sob Coordenação de Carmem Beatriz Neufeld e Vice-Coordenação de Bernard Rangé e foi aprovado para o XV Simpósio da ANPEPP em Bento Gonçalves, em maio de 2014.

Apesar de estar ligado à FBTC, o GT tem sua coordenação e atuação independentes da mesma. Como membros de ambos, os integrantes do GT fomentam as ações da FBTC e a FBTC apoia politicamente a formação de GTs que trabalhem pela difusão das Terapias Cognitivas e Contextuais no Brasil.

Aline Sardinha – IPUB-UFRJ
Angela Alfano Campos – UERJ
Bernard Rangé – UFRJ – Vice-Coordenador
Carmem Beatriz Neufeld – USP - Coordenadora
Carolina Lisboa – PUCRS
Eliane Falcone – UERJ
Hector Fernandez-Alvarez - FundAigle
Ilana Andretta – UNISINOS
Karen Szupszynski – UFGD
Laisa Marcorela Andreoli Sartes – UFJF
Leopoldo Barbosa – FPS
Marcele Carvalho – UFRJ
Maria Amélia Penido – IPUB-UFRJ
Mariangela Savoia – IPq-USP
Margareth de Oliveira – PUCRS

Margarida Gaspar de Matos – UNL
Maycoln Teodoro – UFMG
Nazaré Hayasida – UFAM
Neuciane Gomes – UFRN
Neuza Cristina dos Santos Perez – UFPI
Paulo Machado - UMINHO
Prisla Ucker Calvetti – UNILASALLE
Raphael Fischer – Estácio de Sá
Renata Lopes – UFU
Ricardo Padovani – UNIFESP
Suely Santana – UNICAP
Tamara Melnik – UNIFESP
Wanderson Souza – UFRRJ
Wilson Viera Melo – ITC-RS

III Encontro do GT em Maceió – 2016

Relato-Ata (Clique Aqui!)

II Encontro do GT em Porto de Galinhas – 2015

Relato-Ata (Clique Aqui!)

I Encontro do GT em Bento Gonçalves – 2014

Relato-Ata (Clique Aqui!)

EnTCC

Conheça o EnTCC

O Encontro de Terapia Cognitivo-Comportamental: Graduação e Pós-Graduação em foco (EnTCC) nasceu de uma iniciativa dos membros do GT-ANPEPP: Pesquisa Básica e Aplicada Na Perspectiva Cognitivo-Comportamental. Sua primeira edição ocorreu como um evento satélite ao XV Simpósio da ANPEPP de 2014 em Bento Gonçalves, RS, sob organização de Aline Sardinha, Carmem Beatriz Neufeld, Carolina Lisboa, Maycoln Teodoro e Janaína Pacheco. Este evento teve por objetivos: 1) oportunizar o encontro dos pesquisadores em terapias cognitivas e contextuais e áreas afins pertencentes a diferentes GTs; 2) fomentar a colaboração dos membros do GT Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental com membros de outros GTs; 3) fomentar a criação de novos GTs em terapias cognitivas e contextuais, direcionados para áreas específicas; 4) fomentar ações de ensino, formação e qualificação em terapias cognitivas e contextuais, tanto na graduação quanto na pós-graduação.