Fone/Whatsapp: +55 51 99948-1920

O que é a FBTC

Um pouco sobre a FBTC

Quem somos e nossa história

Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) é a associação nacional dos profissionais e estudantes que se dedicam ao estudo e à prática das diferentes abordagens das Terapias Cognitivas e Contextuais no Brasil. Fundada em 1998 com o objetivo de incentivar a pesquisa e a publicação dos trabalhos referentes às Terapias Cognitivas, a FBTC promove o intercâmbio científico entre profissionais e estudantes da área. Com forte atuação no Brasil, a FBTC é membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e tem estabelecido parcerias e mantido um relacionamento próximo com entidades internacionais representativas, como a Academy of Cognitive Therapy, Association for Contextual and Behavioral Sciences e a Association of Behavioral and Cognitive Therapies com o intuito de dar visibilidade às produções brasileiras no cenário internacional.

Dentro do Brasil, a FBTC tem parcerias estabelecidas com entidades como Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Associação de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), dentre outras.

Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto rigor científico nas produções da área e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da FBTC confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar de um grupo seleto e a possibilidade de constante atualização e troca de informações, por meio de interação profícua com os demais profissionais das Terapias Cognitivas e Contextuais do Brasil e do exterior.

Consonante com esses objetivos, a FBTC promove e organiza anualmente o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC) , além de eventos internacionais, cursos de curta duração, workshops e conferências, visando aperfeiçoar a formação teórica e prática dos profissionais interessados nas Terapias Cognitivas e Contextuais.

Desde 2005, a FBTC é responsável pela edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC), cujo objetivo é fomentar e divulgar a produção sobre Terapias Cognitivas e Contextuais no Brasil. Por meio de seus eventos e publicações, a FBTC incentiva a discussão científica de ideias e o compartilhar de experiências em uma comunidade pujante em produção de conhecimentos na área das Terapias Cognitivas e Contextuais.

Com um formato itinerante, a Diretoria da FBTC é eleita a cada dois anos durante o CBTC. Confira as diretorias anteriores e a atual clicando aqui.

O regulador maior da FBTC é seu Estatuto, que se encontra na sua terceira versão reformulada e devidamente registrada nos órgãos competentes. Confira abaixo o Estatuto e o Regimento Interno da FBTC.

Alberto Machado Hexsel
Aristides Volpato Cordioli
Bernard Pimentel Range
Carla Bicca
Cristiano Nabuco de Abreu
Flavio Kapczinski
Helena Luiza Dallaroza
Helene Shinohara
Irismar Reis de Oliveira

Lucia Emmanoel Novaes Malagris
Luciane Gonzalez Valle
Marcos Rogério da Costa
Margareth da Silva Oliveira
Maria da Glória da Silva Vieira
Mariangela Feijo
Melanie Ogliari Pereira
Patricia Picon
Raphael Cangelli Filho

Raquel Porto David
Renato Caminha
Ricardo Franklin Ferreira
Ricardo Wainer
Rosane Melato
Simone da Silva Machado
Suely de Fatima Dutra
Werner Paulo Knapp

  1. Fundação da SBTC e organização do primeiro congresso

    Em 1998, com o objetivo de incentivar a pesquisa e a publicação dos trabalhos referentes às Terapias Cognitivas e Contextuais no Brasil, 26 profissionais se reuniram para fundar a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas.

  2. Primeira edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC)

    Em 2005 é lançada a 1ª edição da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) pela SBTC. É o principal periódico científico sobre TCCs do país, revisado por profissionais e de acesso livre, que se destina à publicação de trabalhos originais relacionados às Terapias Cognitivas e Contextuais e áreas afins.

  3. Comemoração dos 10 anos de SBTC

    Em 2008, a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) comemorou 10 anos de sua fundação. A celebração foi dada durante o VI Congresso da SBTC, em 2007.

  4. Oficialização do nome Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas

    No ano de 2009, em sua VII edição, o congresso organizado pela SBTC foi oficializado como Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC).

  5. SBTC é denominada FBTC

    Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) tornou-se Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) em função da criação de diversas Associações Regionais de Terapias Cognitivas, as ATCs.

  6. Comemoração dos 20 anos de FBTC

    Os 20 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) foi comemorado em 2018, já com o nome oficial de Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Participe da mais importante e atuante federação de Terapias Cognitivas e Contextuais no Brasil